A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (01) o projeto de lei que autoriza Jundiaí a integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro). A adesão representa um avanço estratégico para o município, que agora passa a fazer parte de um grupo regional focado em ampliar e agilizar os serviços de saúde pública.
Com a entrada no consórcio, Jundiaí poderá contratar de forma mais ágil exames, consultas, transporte sanitário e outros serviços especializados, reduzindo a burocracia e os custos operacionais. A cooperação entre municípios facilita a aquisição de serviços, o compartilhamento de equipes médicas e o reforço de ações de saúde coletiva.
O Cismetro é formado por dezenas de cidades, como Americana, Atibaia, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Limeira, Mogi Mirim, Nova Odessa, Paulínia, Sumaré e Vinhedo. A entrada de Jundiaí amplia ainda mais a força regional da iniciativa.
A adesão também permite que o município participe de processos compartilhados, otimizando recursos públicos e garantindo respostas mais rápidas às demandas da população. O modelo de consórcio viabiliza ganhos de escala e melhor eficiência na prestação dos serviços de saúde, fortalecendo o atendimento à população em diversas frentes.