Jundiaí se mantém como referência nacional em saneamento básico e garantiu mais uma vez seu lugar entre os 20 melhores municípios do país no Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil com base nos dados de 2023. No Estado de São Paulo, a cidade conquistou a 6ª colocação, reforçando seu destaque em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
Com 99,65% de atendimento total de água, Jundiaí obteve nota máxima nos quesitos de universalização e eficiência operacional. Além disso, o município apresenta 99,19% de atendimento total de esgoto e se destaca entre as poucas cidades com 100% de esgoto tratado, ao lado de Niterói (RJ) e Maringá (PR).
“O saneamento básico é uma prioridade da nossa gestão porque está diretamente ligado à saúde, à dignidade e à qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli. Ele reforçou que os avanços continuarão com planejamento e foco para ampliar o acesso em todas as regiões.
Segundo o diretor-presidente da DAE Jundiaí, Luiz Roberto Del Gelmo, o investimento médio per capita da cidade em 2023 foi de R$ 106,06, acima da média nacional de R$ 103,16, refletindo o compromisso com a expansão dos serviços.
A DAE também mantém importantes obras em andamento, como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto para os bairros São José, Rio Acima e Mato Dentro, melhorias na estação do Jardim Novo Horizonte e a expansão da rede para o São José da Pedra Santa, Poste e Traviú.
Na área de abastecimento, duas novas adutoras estão em obras: uma no Vetor Oeste, em fase final de implantação, e outra na região da Malota.
Com esses avanços, Jundiaí já cumpre, na prática, as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, consolidando-se como exemplo de gestão pública no setor.