A Prefeitura de Jundiaí firmou um acordo de cooperação técnica com o Hospital A.C. Camargo, referência em oncologia na América Latina, para aprimorar o atendimento e reduzir as filas de espera no tratamento do câncer no município. A parceria, sem custos para a cidade, foi oficializada nesta quarta-feira (2), com publicação na Imprensa Oficial.
Durante reunião no Paço Municipal, o prefeito Gustavo Martinelli destacou que o projeto trará avanços significativos para a rede municipal de saúde. “O A.C. Camargo é referência no combate ao câncer. Com esse apoio técnico, teremos mais ações efetivas, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e organização das filas, melhorando o acesso e o atendimento à população”, afirmou.
A cooperação prevê a realização de diagnóstico situacional, revisão das filas, treinamentos para toda a rede — da Atenção Primária à Alta Complexidade — e a criação de protocolos e linhas de cuidado oncológico. A capacitação dos profissionais também faz parte do escopo.
A gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, destacou a importância da iniciativa frente ao cenário atual. “O perfil dos cânceres está mudando. Precisamos de inovação e organização para garantir acesso rápido e qualidade de vida aos pacientes.”
Já a diretora de impacto social do A.C. Camargo, Ana Paula Pinho, ressaltou que o trabalho terá como diferencial a visão de “câncer center”, com foco desde a prevenção até a reabilitação. “Esperamos que Jundiaí se torne referência nacional na estruturação de uma política municipal de oncologia.”
Também participaram da apresentação do projeto representantes das Unidades de Gestão, a presidente do Fundo Social, Ellen Camila Martinelli, e Ana Paula Benassi, esposa do vice-prefeito.