A Prefeitura de Jundiaí lançou nesta terça-feira (22), no Paço Municipal, uma nova campanha de conscientização para o trânsito, com foco especial na segurança dos motociclistas — grupo que lidera o número de vítimas fatais nas vias da cidade. A iniciativa envolve ações educativas, de conscientização e fiscalização.
Com o slogan “Não deixe um acidente contar sua história”, a campanha surge em um momento de alerta: Jundiaí ocupa o 1º lugar entre os municípios com mais de 300 mil habitantes no ranking de mortes no trânsito por 100 mil habitantes.
O prefeito Gustavo Martinelli afirmou que a campanha vai além de uma ação institucional. “É uma convocação coletiva. Precisamos refletir sobre nossos hábitos no trânsito. Atitudes simples salvam vidas: reduzir velocidade, usar capacete corretamente, não dirigir alcoolizado, respeitar a sinalização e ter empatia”, destacou.
O gestor de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, reforçou a importância do comportamento individual. “Apesar de cada acidente ter suas particularidades, há fatores recorrentes que contribuem para os sinistros. Nosso papel é alertar e orientar”, disse.
Cenário preocupante
Entre janeiro e maio de 2025, foram registradas 18 mortes no trânsito em vias urbanas, sendo 7 motociclistas. Em junho, foram mais 6 mortes — 5 delas de motociclistas. No total, são 41 óbitos apenas no primeiro semestre de 2025.
Mesmo com a redução proporcional de motociclistas entre as vítimas fatais em 2025, o número absoluto de mortes aumentou significativamente.
No Estado de São Paulo, os dados do Infosiga apontam 1.329 mortes de motociclistas entre janeiro e junho de 2025 — crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024.
Fatores de risco identificados:
Crescimento acelerado da frota de motos; Má formação de condutores; Uso da moto como ferramenta de trabalho; Comportamentos de risco como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e conversões proibidas.
“O que esses números mostram são vidas perdidas por tragédias evitáveis”, finalizou o prefeito.