A Prefeitura de Jundiaí marcou presença no encontro promovido pelo Fórum Regional de Comércio, Indústria e Serviços de Jundiaí e Região (FORCIS), realizado nesta semana na sede da OAB Jundiaí. O evento contou com a participação do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, além de representantes de 18 das 26 entidades que integram o fórum.
Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), como regularização fundiária, melhorias habitacionais e preservação ambiental.
O superintendente da FUMAS, Jefferson Coimbra, apresentou os avanços de Jundiaí na área habitacional, com destaque para 688 matrículas regularizadas e mais de 200 residências reformadas só em 2025, por meio do programa estadual Viver Melhor. “Essas ações transformam vidas e valorizam bairros inteiros, promovendo inclusão e pertencimento”, afirmou Coimbra.
Police Neto, acompanhado da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), apresentou os programas em andamento com foco nos municípios da RMJ, como:
Regularização fundiária Viver Melhor, com reformas habitacionais em áreas como o Jardim Novo Horizonte Recuperação de áreas de risco e proteção de mananciais Uso de nanosatélites para monitoramento ambiental e prevenção de desastres
O subsecretário também ressaltou o protagonismo de Jundiaí: “É uma das poucas cidades com estrutura consolidada em regularização fundiária”, declarou.
Além disso, destacou a importância da sociedade civil na construção das políticas públicas regionais, elogiando a atuação do FORCIS. “A verdadeira autoridade política está na participação da sociedade, que confere legitimidade aos projetos”, afirmou.
O presidente da OAB Jundiaí, Dr. Daniel Orsini Martinelli, anfitrião do encontro, destacou o papel do FORCIS no apoio às ações públicas. “A OAB Jundiaí estará sempre aberta para apoiar projetos tão significativos”, reforçou.
Representaram a Prefeitura os gestores André Ferrazzo (Planejamento e Meio Ambiente), Humberto Cereser (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Sinésio Scarabello Filho (Obras – adjunto).