Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, teve início nesta quarta-feira (2) e segue até esta quinta (3), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Jundiaí. Organizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o encontro reúne trabalhadores da rede socioassistencial, poder público, sociedade civil, entidades e usuários da política de assistência.
O evento tem como objetivo avaliar as ações realizadas no município e propor diretrizes para políticas públicas mais inclusivas e eficazes. A abertura contou com falas da gestora da UGADS, Luciane Mosca, da presidente do CMAS, Maria Polli Mendes Pereira, da representante dos trabalhadores do SUAS, Amanda Silva, e do vice-prefeito Ricardo Benassi. Todos reforçaram a importância da participação popular e do fortalecimento da política de assistência.
O evento marca duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e destaca a relevância da escuta dos usuários para transformar realidades. Entre os participantes estão, pela primeira vez, adolescentes do CIEE.
A conferência trabalha cinco eixos: universalização do SUAS; inovação e valorização profissional; integração de benefícios e serviços; gestão democrática e comunicação transparente; e sustentabilidade financeira. Ao final, serão eleitos delegados que representarão Jundiaí na etapa estadual.