Com o objetivo de fortalecer a regionalização do SUS e melhorar o atendimento à população, Jundiaí recebeu a Pré-Oficina de Regionalização da DRS VII, organizada pelo Departamento Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O encontro reuniu gestores municipais da Região Metropolitana de Jundiaí e representantes do Governo do Estado para discutir estratégias de organização da rede e acesso aos serviços de saúde.
Participaram da pré-oficina os municípios de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jarinu, Louveira, Cabreúva e Itupeva. Os principais temas abordados foram os fluxos hospitalares, regulação de vagas e o acesso às cirurgias eletivas, com foco inicial em ortopedia.
“O encontro é essencial para alinhar estratégias, otimizar recursos e promover ações coordenadas. A colaboração entre os municípios e o Estado garante políticas públicas voltadas às reais necessidades da população”, afirmou o gestor adjunto da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Allan Gomes de Lorena.
A gestora da UGPS, Dra. Márcia Facci, também esteve presente e reforçou a importância da iniciativa como preparação para a Oficina de Regionalização da DRS VII, agendada para os dias 31 de julho e 1º de agosto, com aprofundamento dos temas discutidos.
Além das oficinas, os municípios da RMJ mantêm articulação constante por meio da Comissão Intergestores Regional (CIR), que promove mensalmente a gestão compartilhada de ações e serviços em saúde, integrando municípios e Estado.