Numa reapresentação de seu programa com composições do Barroco alemão, a Orquestra Municipal de Jundiaí faz o seu concerto de julho no próximo sábado (19) novamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na vila Arens. Marcado para as 20 horas, o espetáculo tem entrada gratuita, por ordem de chegada, e contará em seu programa com obras de Georg Friedrich Händel (1685 – 1759) e Johann Sebastian Bach (1685 – 1750).
A OMJ é um dos corpos artísticos da Unidade de Gestão de Cultura e tem direção artística de Claudia Feres. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição fica na rua General Carneiro 106 – Vila Arens.
Programa
A abertura do concerto ficará por conta de a “Entrada da Rainha de Sabá”, de Händel. A obra faz parte do terceiro ato de seu oratório e foi escrita para dois oboés, no concerto feitos pelos chefes de violinos Pedro Della Rolle (spalla) e Marcos Scheffel (chefe de segundos violinos). A peça narra a visita de Estado ao rei Salomão feita pela rainha do território que os historiadores acreditam ser o antigo Reino de Sabá.
A orquestra traz em seguida o Concerto Grosso Op. 6 nº 4, um dos 12 “concerti grossi” escritos por Händel em menos de um mês para serem executados nos intervalos de seus oratórios. Na contramão da prática de se reutilizar músicas de outras obras ou de outros compositores, Händel traz para seu concerto nº 4 um material predominantemente novo.
Na sequência, a Orquestra irá apresentar a Suite nº 2, considerada um concerto de Bach para flauta. A obra começa com uma abertura francesa e de ritmo majestoso, e segue com movimentos de danças, tradicionalmente usadas no período Barroco, com sua sonoridade enriquecida pela flauta, que serve de “um envelope para as cordas”, como define Lanfranchi.
Para o fechamento do programa, a Orquestra irá interpretar Concerto de Brandemburgo nº 3, escrito por Bach para nove instrumentos de cordas solo (3 violinos, 3 violas e 3 violoncelos) e baixo contínuo. Trata-se de dois movimentos rápidos, separados por uma cadência de dois acordes, em que se espera a improvisação dos músicos. O concerto é um dos seis escritos e presenteados por Bach ao nobre Margrave Christian Ludwig of Brandenburg, que demonstrou interesse nas obras do compositor.