A Polícia Penal do Estado de São Paulo promoveu a operação Retorno Seguro com a apreensão de ilícitos que seriam introduzidos no interior dos estabelecimentos penais. A ação ocorreu entre os dias 23 e 25, devido ao retorno da saída temporária, e contou com o trabalho de cães de faro que contribuíram com a apreensão de 14 Kg de maconha, 2.3 Kg de cocaína, 43 g de haxixe, 14 g de crack, 28 unidades de drogas sintéticas, 32 comprimidos de estimulantes sexuais, 90 aparelhos celulares e 135 bilhetes com anotações.
A Operação Retorno Seguro visa vistoriar o perímetro externo dos presídios do regime semiaberto no Estado que abrigam custodiados beneficiados pela saída temporária, ocorrida de 17 a 23 de junho.
Os ilícitos foram localizados escondidos na área externa dos presídios e, provavelmente, seriam recuperados pelos custodiados do regime semiaberto que fossem realizar atividades laborais nos locais.
Atuaram na operação cães de faro e dezenas de policiais penais lotados em diversos estabelecimentos penais, que realizaram varredura no perímetro das áreas externas dos estabelecimentos penais que possuem o regime semiaberto.
Todos os materiais apreendidos foram encaminhados para os procedimentos administrativos e legais cabíveis.