Com a queda na procura, a Prefeitura de Jundiaí encerra, a partir de hoje (7), o atendimento nas Unidades Sentinelas Morada das Vinhas e Ponte São João. O acolhimento aos pacientes com sintomas gripais leves continua sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde e nas Clínicas da Família.
Na última semana, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde registrou, entre os dois serviços, queda de mais de 37% na procura. Em média, 25 pacientes foram atendidos por dia. Nas primeiras semanas, buscaram os serviços 40 pessoas por dia.
Somente no caso de sintomas que indicam maior gravidade, tais como falta de ar, mal-estar intenso, a orientação é procurar os Pronto Atendimentos (PAs):
-PA Ponte São João, das 7 às 19 horas (com fechamento dos portões às 18 horas);
-PA Retiro, das 7 às 19 horas (com fechamento dos portões às 18 horas);
-PA Hortolândia, atendimento 24 horas;
-UPA Vetor Oeste, atendimento 24 horas.
As unidades de urgência e emergência, seguindo o Protocolo de Manchester, priorizam os acolhimentos conforme a gravidade clínica de cada paciente.
A Prefeitura continua recomendando as medidas de prevenção para evitar novos casos de síndrome gripal. Entre elas: evitar aglomerações; higienizar constantemente as mãos; utilizar máscaras em caso de sintomas gripais para bloquear a transmissão da doença; evitar levar os bebês pequenos a lugares com muita circulação de pessoas e restringir visitas.
Também é fundamental que a população a partir de seis meses receba o imunizante contra a Influenza (gripe), disponível em todas as UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação.