publicidadespot_img
20.6 C
Jundiaí
sexta-feira, 25 julho, 2025

Projeto propõe sensores gratuitos para controle de diabetes

O avanço global da diabetes tipo 1 tem preocupado médicos e especialistas: o número de crianças e adolescentes com a doença passou de 2,3 milhões em 1990 para 8,8 milhões em 2020. As projeções indicam que o número chegará a 17,4 milhões em 2040, ou seja, deve dobrar.
No Brasil, são 92.300 crianças e adolescentes vivendo com a condição. Mas um projeto de lei em análise pretende garantir, gratuitamente, um método mais prático e eficiente de controle da doença, com o uso de tecnologia: sensores aplicados na pele, trocados a cada 15 dias.
O menino Arthur usa um desses dispositivos no braço. Ele tinha apenas um ano quando apresentou os primeiros sinais da diabetes tipo 1. A doença é causada pela produção insuficiente de insulina ou pela má absorção do hormônio, responsável por transformar o açúcar no sangue em energia para o corpo. Se não for controlada adequadamente, pode causar complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos.
Pessoas com diabetes tipo 1 precisam monitorar constantemente os níveis de glicose. O método mais comum é o uso de tiras reagentes, que analisam o sangue com uma gota colhida na ponta do dedo. Já o equipamento que Arthur usa é uma alternativa mais moderna, que monitora a glicose a cada cinco minutos e pode ser acessado até pelo celular.
“Quando eu furo o dedo, vejo a glicose naquele momento, é uma foto. Quando uso o sensor, é um filme. Consigo ver o agora e o que aconteceu durante a madrugada, por exemplo. Isso me dá um gerenciamento maior da glicose no indivíduo”, explica a endocrinologista Joana Dantas.
O problema está no custo do equipamento, que pode chegar a R$ 700 por mês, dependendo do fabricante. Como não está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes entram na Justiça para obter o dispositivo gratuitamente.
Desde fevereiro, a Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que propõe o fornecimento desses sensores pela rede pública de saúde – uma esperança para quem depende da tecnologia para ter uma vida mais tranquila.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta