No dia 29 de agosto, 32 alunos de diferentes regiões do Brasil vão apresentar seus projetos na final nacional da segunda edição do Hackathon Ctrl+Play, maratona de tecnologia que mobiliza crianças e adolescentes em torno da resolução criativa de problemas reais.
Com o tema “Educação Financeira: Preparando o Futuro”, os participantes foram desafiados a criar soluções tecnológicas voltadas à conscientização sobre finanças pessoais. As 9 equipes finalistas representam as unidades da Ctrl+Play, rede de escolas de tecnologia e inovação, que mais se destacaram no desenvolvimento de ideias inovadoras, viáveis e alinhadas à temática.
“Mais do que uma competição, o Hackathon é uma oportunidade única para que os alunos vivenciem, na prática, habilidades fundamentais para o futuro, como trabalho em equipe, resolução de problemas, comunicação e liderança. A iniciativa também fortalece o vínculo entre alunos, educadores e famílias, que acompanham de perto cada fase do processo”, destaca Henrique Nóbrega, diretor da Ctrl+Play.
Entre os projetos finalistas estão:
– Equipe Meninas Superpoderosas – São José dos Campos – Projeto: CoffeeShope
– Equipe Alcateia – Sorocaba Centro – Under Clicker Tale
– Equipe CodeCrafters – Várzea Paulista – Craft Bank!
– Equipe Binary Commando – Ferraz de Vasconcelos – Ataque de Ladrões
– Equipe FG Finanças – Várzea Paulista – Calculadora de Finanças
– Equipe Fuga dos Galinhos – Jundiaí – Term-Inn-Al
– Equipe Pixelados – Magé – Piabetá/RJ – Educação Financeira
– Equipe TecnoAndVision – Magé – Piabetá/RJ – M.O.N.E.E.f
– Equipe Capybaras – Três Corações/MG – Capybaras: A Jornada Financeira
A expectativa para a final é alta. “Os projetos mais inovadores e com maior impacto social e tecnológico serão reconhecidos e premiados. Os jurados que vão escolher os vencedores, irão avaliar critérios que envolvem originalidade, aplicabilidade, clareza na apresentação e domínio técnico”, comenta o diretor.
Os prêmios dos alunos variam entre um Nintendo Switch Lite; bolsa de material didático por um ano; Kits Ctrl+Play; Kit de robótica com Arduino, LEDs, resistores, sensores, motores, protoboard, jumpers, relé, buzzer, potenciômetro, capacitores e botões; Kit Gamer com teclado e mouse; e Vouchers para plataformas de jogos. Já os professores serão contemplados com Vouchers em lojas parceiras.
Como funciona
O Hackathon Ctrl+Play é uma maratona anual de inovação pensada para incentivar o protagonismo estudantil e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas de tecnologia. Em 2025, a iniciativa contou com 125 grupos inscritos, representando 37 unidades da rede em diferentes regiões do País. O evento reúne os projetos desenvolvidos por estudantes de 7 a 17 anos, divididos nas categorias Kids (7 a 9 anos), Teens (10 a 13 anos) e Young (14 a 17 anos), selecionados nas fases regionais.
As equipes são formadas por 3 a 5 alunos, que trabalham sob a mentoria dos professores para transformar suas ideias em soluções reais. Durante o processo, os estudantes aprendem e exercitam habilidades como trabalho em grupo, resolução de problemas, pensamento computacional e comunicação.
A jornada tem duração de quatro meses e passa por diversas etapas, como desenvolvimento e testes dos projetos, finais regionais em cada unidade, votação e seleção nacional e, por fim, a final nacional com a premiação.