Referência em envelhecimento ativo, os Centros de Convivência dos Idosos (CCI) de Jundiaí, localizados no Complexo Argos e na Vila Hortolândia, oferecem uma programação diversificada para pessoas com 60 anos ou mais. Nos últimos seis meses, cerca de 4.968 idosos foram beneficiados pelas 21 oficinas disponíveis.
No CCI Argos, as atividades incluem Chi Kung, yoga, Tai Chi Chuan, dança cigana, dança de salão, violão, coral, capoeira, literatura, artesanato, pintura, desenho, ginástica, alongamento, equilíbrio e postura, além do “bingo da mente ativa”. Somente em abril, 659 pessoas participaram das oficinas. Aos sábados, o tradicional baile reúne em média 200 participantes em tardes de música, dança e socialização.
A gestora da Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciane Mosca, destacou a importância do espaço para a qualidade de vida dos idosos. “Os CCIs oferecem mais do que oficinas. São locais de convivência, acolhimento e estímulo à participação ativa na comunidade”, afirmou.
Frequentadores reforçam esse papel. Áurea Gallo participa de dança cigana, bingo e coral: “É um momento meu, volto para casa mais leve e cercada de amigos”. Já Odete Bezerra, de 70 anos, frequenta o CCI há 14 anos: “Aqui encontrei apoio, amizades e motivação. Mudou minha vida”.
Segundo a coordenadora do CCI Argos, Maria Sueli Hespanhol, o espaço acolhe especialmente idosos sozinhos ou em situação de vulnerabilidade. Para se inscrever, basta levar documento pessoal e comprovante de residência; as vagas são limitadas.
O CCI Argos está na Av. Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, e o CCI Vila Hortolândia na Av. Alexandre Ludke, 700 – ao lado do terminal de ônibus.