publicidadespot_img
18.7 C
Jundiaí
segunda-feira, 11 agosto, 2025

Colóquio científico apresenta avanços em pesquisas

A Câmara de Jundiaí recebeu na semana passada o 1º Colóquio Científico com o tema “Sauás da Serra do Japi: Ecologia alimentar, conservação e desafios de pesquisa”. O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os estudos realizados na Reserva Biológica Municipal e divulgar informações sobre os macacos sauás, espécie nativa da região.

A iniciativa, organizada pela Fundação Serra do Japi, teve como objetivo principal aproximar a população das pesquisas científicas que ocorrem na Serra. A apresentação principal foi conduzida pelo doutorando da Universidade Estadual de Campinas João Victor de Amorim Verçosa, que compartilhou os resultados do seu mestrado sobre ecologia alimentar dos sauás, desenvolvido em parceria com a também doutoranda Amalia Mabel Sanchez Palacios, além de apresentar os primeiros desdobramentos de sua pesquisa atual.

A professora doutora Eleonore Zulnara Freire Setz, da Unicamp, destacou o histórico de pesquisas desenvolvidas a partir da Reserva Biológica e reforçou a importância da observação de longo prazo para compreender o comportamento dos sauás. Ela também comentou sobre aspectos como habituação, vocalização e territorialidade, ressaltando o papel da ciência na preservação da Serra do Japi.

A proposta da Fundação é que esse tenha sido o primeiro de uma série de encontros voltados à divulgação científica sobre a biodiversidade da Serra.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta