Na última quinta-feira (7), a Faculdade UniAnchieta sediou a abertura do Ciclo de Debates sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico em Unidades de Conservação, reunindo representantes do Brasil e da Colômbia para compartilhar conhecimentos e práticas voltadas à preservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável.
O evento é uma realização da Fundação Círculo Innovador (Colômbia), com apoio da Prefeitura de Jundiaí, da Fundação Serra do Japi e da UniAnchieta, além da participação dos Parques Nacionales Naturales da Colômbia.
O vice-prefeito Ricardo Benassi destacou a importância de unir proteção ambiental e geração de oportunidades econômicas, citando o turismo sustentável na Serra do Japi como exemplo. Já o cônsul do Brasil em Medellín, Sergio Escobar, apresentou experiências de Medellín, reconhecida pela integração entre urbanismo e meio ambiente, reforçando o potencial de cooperação mútua.
Segundo o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flavio Gramolelli Jr., o primeiro dia do evento foi dedicado a discussões técnicas sobre intercâmbio acadêmico, pesquisa científica, inovação tecnológica e turismo. O segundo dia será voltado à apresentação de projetos e experiências de profissionais brasileiros e colombianos.
A iniciativa fortalece o diálogo internacional e incentiva parcerias para soluções inovadoras e inclusivas na gestão de áreas protegidas.




