Jundiaí recebeu a II Oficina Regional de Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária, que reuniu cerca de 160 profissionais das 42 cidades integrantes do Departamento Regional de Saúde – DRS VII. Também participaram representantes do Grupo de Vigilância Sanitária Regional de Campinas (GVS XVII) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems). A organização foi realizada em parceria com Bragança Paulista, Amparo e Campinas.
Com o tema “Ações de Vigilância Sanitária no Planejamento Municipal”, o encontro marcou a terceira etapa da iniciativa, onde os técnicos formularam um documento destinado aos Secretários de Saúde com propostas de metas para fortalecer a atuação da Vigilância Sanitária dentro dos Planos Municipais de Saúde.
Segundo a coordenadora da VISA de Jundiaí, Alinne Lopes, o evento representa um passo importante. “Nas primeiras etapas, discutimos os instrumentos de gestão do SUS e levantamos propostas. Hoje fechamos a oficina com o planejamento que garante o desenvolvimento das práticas da Vigilância Sanitária, que vai além da fiscalização, atuando no controle de alimentos, produtos e serviços de interesse à saúde, sempre com foco na qualidade e segurança”, afirmou.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da UGPS, Flávia Pagliarde Cerezer, também destacou a importância do encontro. “Foi uma oportunidade de intercâmbio de experiências entre as cidades e de valorização do papel da Vigilância Sanitária no SUS, essencial para a defesa da saúde da população. É uma honra para Jundiaí sediar este evento”, concluiu.