Após a campanha da coleção Essentials ir ao ar e repercutir de forma negativa, sendo considerada racista e discriminatória, a marca de relógios suíços Swatch vê as críticas impulsionarem a queda no mercado de ações.
Um anúncio da relojoaria suíça Swatch foi reprovado por internautas que avaliaram o material como racista. A publicidade, que já se encontra fora do ar, mostrava um modelo asiático esticando os olhos enquanto portava um dos acessórios da marca — gesto considerado ofensivo e conhecido, em inglês, como slanted eye pose.
Após a repercussão negativa, a etiqueta emitiu, no último sábado (16), um pronunciamento, no qual afirmou que as imagens da campanha seriam derrubadas em nível global, seguido de um pedido desculpas. “Nós tratamos essa questão com a máxima importância e removemos imediatamente todos os materiais relacionados em todo o mundo”, informa a nota.
A marca já vinha enfrentando uma queda de vendas na China, considerada um dos maiores mercados do Grupo Swatch. Em 2024, o país oriental representava cerca de 27% das vendas totais da marca. O declínio também é motivado pelas tarifas impostas sobre suas exportações para os Estados Unidos — de 39%.
Segundo a Reuters, as ações do grupo caíram em até 4% em decorrência da publicidade controversa já na segunda-feira (18).