O Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí continua com sua programação gratuita e temática, em torno do mote “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”, numa realização do Departamento de Patrimônio Histórico.
A programação desta semana traz para hoje (7), às 9 horas, a palestra “Patrimônio Imaterial e Local”, na Sala São Paulo-Minas de cinema do Espaço Expressa. Os palestrantes são o professor Roberto Pastana Teixeira Lima e o engenheiro Sinésio Scarabello Filho. Os interessados devem fazer inscrição prévia e após a palestra, o encontro contará com uma roda de conversa entre os participantes.
Amanhã (8), também na Sala São Paulo-Minas, a programação traz, a partir das 9 horas, a palestra “Programa Horta Urbana e o espaço de Pertencimento” e a oficina de Agricultura Urbana. A mediação ficará por conta da arquiteta Sylvia Angelini e do diretor do Departamento de Agronegócio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Sérgio Pompermaier. A atividade também contará com roda de conversa e os interessados devem realizar inscrição on-line.
Já a programação do sábado (9) trará a caminhada mediada a bens culturais da “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra”. Os interessados também devem se inscrever previamente e o ponto de encontro será no Espaço Expressa, às 8 horas. Com transporte gratuito incluso, as visitações continuam até as 13 horas, por pontos de relevância da memória, resistência e valorização da contribuição da população negra em Jundiaí, como o Espaço África do Jardim Botânico, Clube 28 de Setembro, Praça Ruy Barbosa e Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão.
Para o domingo (10), está programado, das 14 às 18 horas, o Colóquio do Samba com a temática “Os Rumos do Carnaval em Jundiaí”. Novamente, o ponto de encontro será a Sala Santos-Jundiaí do Espaço Expressa e a atividade contará com painel e roda de conversa sobre a história e o planejamento futuro das ações do Carnaval e as apresentações das escolas de samba e blocos de rua do município.