Alunos da rede pública de Vinhedo e Valinhos terão a oportunidade de aprender sobre finanças de forma leve, acessível e criativa por meio do espetáculo teatral “Multiplicando $” (Multiplicando Cifrão). Entre os dias 11 e 18 de agosto, a peça será apresentada em diferentes instituições da cidade, abordando de maneira lúdica e envolvente temas como organização financeira, consumo consciente e investimentos. Voltada para estudantes a partir dos 16 anos, a iniciativa combina arte e educação para aproximar o público jovem do universo das finanças.
Após cada apresentação, o público será convidado a participar de palestras interativas com aprofundamento sobre os conceitos abordados na peça, além de receber livretos informativos gratuitos com orientações práticas sobre como lidar melhor com o dinheiro.
O projeto, totalmente gratuito, será realizado em escolas públicas e tem uma proposta simples, mas poderosa: usar a arte como ferramenta de transformação. Através do teatro, o projeto busca quebrar mitos sobre a dificuldade de economizar, incentivar o planejamento financeiro desde cedo e despertar uma nova mentalidade de consumo mais responsável, sustentável e consciente.
Inspirada no clássico best-seller “O Homem Mais Rico da Babilônia”, a peça conta a história de Arkad, um comerciante da antiga Babilônia que se tornou o homem mais rico da cidade ao aprender a administrar bem seus recursos. Ao compartilhar seus conhecimentos com amigos, Arkad ensina princípios atemporais sobre como economizar, investir e prosperar financeiramente.
Mais do que ensinar a guardar dinheiro, o projeto “Multiplicando Cifrão” promove uma reflexão profunda sobre os hábitos de consumo e a importância da educação financeira como ferramenta para evitar o endividamento, construir autonomia e planejar o futuro desde a infância até a vida adulta.
O projeto Multiplicando $ produzido pela Dimples, apoio do Komedi Projetos e Altia, é um patrocínio através da Lei de Incentivo à Cultura pela empresa Avery Dennison que direciona parte dos impostos devidos pela empresa para projetos aprovados pelo governo federal, onde selecionam projetos que impactam a população da região localizada próximo a sua sede no Brasil e realizado pelo Ministério da Cultura.