Várzea Paulista também participará da Semana do Bebê, entre os dias 8 e 16 de agosto, com ações das Unidades Gestoras Municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O tema será “Priorizamos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”. Os grandes destaques da semana serão as atividades de conscientização sobre a amamentação e o encerramento, repleto de atividades, no Parque Bertioga, no último dia. A proposta central da Semana do Bebê é formar grupos de apoio à amamentação, entendendo-a como um ato coletivo e condicionado por aspectos sociais, institucionais e culturais a serem fortalecidos e/ou criados.
A Semana do Bebê busca conscientizar a sociedade sobre os vários níveis do apoio à amamentação: familiar e comunitário (rede de cuidado afetiva); profissional (orientações corretas e suporte nas unidades de saúde); institucional (por meio de políticas públicas, licença-maternidade e ambientes favoráveis); informacional (combate à desinformação e ao marketing de fórmulas).
Os objetivos concretos da Semana do Bebê são: o fortalecimento das redes de apoio à amamentação desde a gestação; a valorização da amamentação como eixo central da saúde e vínculo nos primeiros mil dias de vida; a sensibilização de profissionais e gestores sobre a importância das políticas públicas voltadas a essa causa; e a promoção da escuta ativa de mães, pais e cuidadores.
Entre as várias palestras e oficinas sobre amamentação, destacam-se as do Várzea Amamenta, que pretendem estabelecer espaços seguros e acolhedores para as famílias compartilharem experiências e informações, e deixar as futuras mamães mais seguras para a chegada dos filhos. Os encontros — voltados a gestantes, mamães e papais interessados— serão conduzidos pela fonoaudióloga Kelen Prado. A USF Cidade Nova II sedia as oficinas hoje (8), a partir das 14 horas, e no dia 15 de agosto, a partir das 9h30.
Uma festa encerrará as atividades, no dia 16, no Parque Jardim Bertioga (Avenida Padre Jordan 1280). O evento será iniciado pela Caminhada do Bebê, um trajeto que será feito, a partir do parque. pelos participantes para conscientizar a população sobre a causa. A caminhada começará às 8h30.
Por volta das 10 horas, deve se iniciar o restante da programação, que terá como destaques a entrega dos troféus Unidos contra a Dengue e tendas das Unidades Gestoras envolvidas:
Saúde
Amamentação;
Oficina de amamentação;
Orientações (odontologia, dengue, nutrição);
Educação
Pintura facial;
Desenho livre;
Leitura;
Desenvolvimento Social
Orientação (Cadastro único, criança feliz, Bolsa família, Crass [Centros de Referência de Assistência Social]).
Também haverá pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis.