A Vigilância Sanitária (VISA), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), promoveu uma capacitação sobre Boas Práticas em Manipulação de Alimentação. O encontro reuniu no auditório do Jundiaí Empreendedora profissionais de restaurantes, lanchonetes, bufês e outros serviços de alimentação.
A engenheira de alimentos Paula Ashikawa Hojo e a nutricionista Flávia Gonçalves Ribeiro, da VISA, apresentaram orientações baseadas na legislação sanitária, destacando a importância da higiene pessoal, do armazenamento correto, da conservação e manipulação dos alimentos, da qualidade da água e da documentação exigida.
Segundo a coordenadora da VISA, Alinne Lopes, a capacitação faz parte das ações de educação em saúde do município. “O curso ensina os procedimentos que todo estabelecimento deve adotar para garantir a segurança dos alimentos e prevenir doenças. Estima-se que 600 milhões de pessoas no mundo adoeçam por intoxicação alimentar, algo que poderia ser evitado com práticas adequadas”, afirmou.
Carolina Kenez, que está prestes a abrir uma doceria, participou pela primeira vez e destacou o aprendizado: “É fundamental fazer tudo corretamente para proteger a nós mesmos e aos consumidores”.
A próxima edição será realizada no dia 06 de outubro, das 13h30 às 16h30, no auditório do Paço Municipal. As inscrições já estão abertas pelo link: formulário online.