Lamberto Boranga, ex-goleiro italiano com carreira consolidada na Série A italiana, anunciou que voltará aos gramados em outubro, mês em que completa 83 anos. O veterano disputará uma partida oficial pelo Trevi, equipe da Primeira Divisão da Úmbria, correspondente à sétima divisão do futebol italiano.
Boranga pendurou as luvas em 1983, mas garante estar em ótima forma. Cardiologista e médico esportivo, ele segue rotina intensa de treinos e inclusive disputará o Campeonato Europeu de Atletismo Masters em Portugal no próximo mês.
“Me sinto bem, mas não sei se vou conseguir jogar a partida inteira. Não quero parecer um palhaço”, disse em entrevista ao Quotidiano.net. O ex-goleiro destacou que sua volta tem um objetivo maior: provar que a idade não precisa ser uma barreira. “Faço isso para enfatizar que a idade biológica é uma coisa, e o que você vê no papel é outra. Até os 70, eu era um leão, e há dias em que me sinto com 50”, disse.
“Um pouco de comida, mas do tipo certo. Nada de álcool, nada de tabaco, pouquíssima carne. Apenas leite de soja e atividade física, incluindo sexo. Um café da manhã reforçado e equilibrado, uma barra energética de chocolate no almoço e um jantar leve”, destacou.
Lamberto Boranga atuou no futebol profissional entre 1961 e 1983, defendendo clubes como Perugia, Reggiana, Fiorentina, Cesena, Parma e Brescia, somando mais de 100 jogos na primeira divisão do Campeonato Italiano. Destaque para seu período na Fiorentina, onde faturou a Copa da Itália de 1966, a principal conquista de sua carreira.