O programa Rotas do Vinho, do Governo do Estado de São Paulo, já apresenta resultados concretos para o turismo regional e para o setor vitivinícola paulista. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Inteligência da Economia do Turismo, 73,7% das vinícolas integrantes do programa avaliam os resultados como positivos.
Segundo os dados, 82% das vinícolas reportaram aumento no número de visitantes desde o lançamento da iniciativa, com crescimento médio de 27% no fluxo turístico. O gasto médio por visitante é de R$ 204, impulsionando diretamente a economia das cidades envolvidas e das propriedades produtoras de vinho.
Esse movimento também se reflete nas receitas: 85,7% das vinícolas esperam encerrar o ano com alta média de 22% no faturamento em comparação a 2024.
O programa também estimula novos investimentos: 92% das vinícolas já iniciaram ou pretendem iniciar obras de melhoria em infraestrutura, sendo que 38,5% dessas iniciativas são motivadas diretamente pelo aumento da demanda turística.
O impacto também chegou ao mercado de trabalho. 67,9% das vinícolas afirmaram estar contratando novos funcionários, e, em 52,6% dos casos, as contratações foram justificadas pelo crescimento no número de visitantes. O dado reforça o potencial do programa não apenas para atrair turistas, mas também para gerar empregos no interior.
Outro reflexo positivo é a diversificação da oferta turística: 96% das vinícolas estão criando ou ampliando experiências para o visitante, como degustações guiadas, passeios entre vinhedos, eventos culturais e gastronômicos. Mais da metade dessas iniciativas (55,6%) respondem diretamente ao aumento da procura desde a implementação do programa.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 30 de junho com as 66 vinícolas participantes do Rotas do Vinho em diversas regiões do estado.
Rotas do Vinho
Lançado oficialmente em 28 de agosto de 2024, o programa tem o objetivo de valorizar o enoturismo no Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 60 vinícolas participam da iniciativa, que mapeia, organiza e divulga trajetos turísticos em regiões produtoras como Jundiaí, São Roque, Espírito Santo do Pinhal e Serra da Mantiqueira, entre outras.
A ação é coordenada pela Casa Civil e pela InvestSP, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento e Cultura, Economia e Indústrias Criativas.