Na tarde desta segunda-feira (1), representantes do Cursinho Popular Professor Chico Poço, de Jundiaí, se reuniram no Paço Municipal com o prefeito Gustavo Martinelli para apresentar a demanda de criação de um desconto na tarifa do transporte público para estudantes de cursinhos populares. Também participaram do encontro os vereadores Faouaz Taha, Henrique Parra Parra e Mariana Janeiro.
Com cerca de 200 alunos atendidos gratuitamente, a ONG tem como público principal jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, eles não têm acesso a benefícios tarifários, e a dificuldade em arcar com o transporte é a principal causa de evasão escolar.
A proposta já havia sido levada à Câmara Municipal, e os vereadores formalizaram a indicação ao Executivo, articulando a agenda com o prefeito. Durante a reunião, Martinelli encaminhou a demanda à Secretaria de Mobilidade e Transporte, que fará um estudo de viabilidade técnica. Ele também destacou a possibilidade de incluir o tema na nova concessão do transporte público, prevista para 2026.
Campanha Adote um Aluno
O cursinho mantém a campanha “Adote um Aluno”, que busca apoio da comunidade para custear materiais, transporte e alimentação dos estudantes. A contribuição mínima é de R$ 35 por mês. Mais informações estão disponíveis no site www.cursinhocp2.org.br/adote-um-aluno ou pelo e-mail contato@cursinhocp2.org.br.
Sobre o Cursinho Popular Chico Poço
Com quase 20 anos de atuação, o cursinho é uma iniciativa educacional sem fins lucrativos que oferece preparação gratuita para vestibulares e concursos, promovendo igualdade de oportunidades e apoiando a continuidade dos estudos de jovens em vulnerabilidade. Seu corpo docente é formado por professores e profissionais voluntários.