A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, deu início às articulações para que o município conquiste o selo de Cadeia Produtiva Local (CPL) em Tecnologia, concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo no âmbito do programa SP Produz.
Nesta semana, um encontro realizado na sede do CIESP reuniu representantes de empresas estratégicas como Foxconn, AWS, Siemens, Viceri Seidor e Kaspper, além da ATIJ, Sebrae, FATEC e CIJUN. O objetivo foi definir os critérios que nortearão a conquista do reconhecimento, que fortalece o município como referência em inovação, ciência e desenvolvimento industrial.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tiago Antunes, destacou o avanço:
“Hoje demos um passo muito importante para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia de Jundiaí. Dentro do Eixo Inova+, reunimos as principais instituições e empresas do setor em um primeiro encontro que marca o início da organização da CPL de Tecnologia.”
O secretário da pasta, Humberto Cereser, reforçou a relevância da iniciativa:
“O Eixo Inova+ representa a capacidade de Jundiaí em integrar governo, empresas, instituições e sociedade em prol da inovação. Este movimento coloca a cidade em destaque no cenário estadual, atrai investimentos e amplia nossa competitividade.”
A governança da CPL será coordenada pela ATIJ, associação sem fins lucrativos que passa a desempenhar papel central na articulação. O presidente da entidade, Vlamir Lenne, destacou:
“A tecnologia estará presente na evolução das cidades do futuro, levando crescimento econômico e melhora social a todos. Jundiaí inicia esta jornada digital em um ótimo momento.”
Com mais de 800 novas empresas abertas até maio de 2025, Jundiaí confirma sua força como motor econômico regional, especialmente em setores de data centers, automação industrial e biotecnologia, reforçando seu posicionamento como polo estratégico de inovação em São Paulo.