publicidadespot_img
18.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 12 setembro, 2025

Emoção e superação marcam a 24ª edição do Festival Regional de Tênis, do PEAMA

Com muita energia e histórias de superação, a 24ª edição do FRETE (Festival Regional de Tênis) reuniu 47 participantes nesta quinta-feira (11), no CECE Dr. Nicolino de Lucca (Bolão), em Jundiaí. O evento contou com alunos do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), de Jundiaí, do PEPT, de Itupeva, e do Espaço Avançar, de Indaiatuba.

Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o festival reforçou o compromisso com a inclusão por meio do esporte. “Ver a alegria e a superação de cada participante é a prova de que o esporte transforma vidas, promove a autonomia e fortalece vínculos. Nosso objetivo é seguir ampliando oportunidades como essa”, afirmou a secretária da SMEL, Rita Orsi.

Inclusão e aprendizado

A diretora do PEAMA, Vanessa Rancoletta, destacou que o festival é muito aguardado pelos alunos. “É uma oportunidade de praticar tudo aquilo que foi trabalhado ao longo dos treinos e vivenciar algo novo, fora do ambiente habitual.”

As disputas foram divididas em três categorias:

Quadra laranja – bola próxima ao peso e velocidade do tênis convencional. Quadra vermelha – espaço reduzido e bola maior e mais lenta. Habilidade 1 – voltada para iniciantes que ainda não competem formalmente.

Histórias de superação

O aluno Cláudio Oliveira, do PEAMA, participou pela primeira vez. “Foi incrível. Jogar no festival é diferente do treino, exige mais concentração. Agora é seguir treinando para subir de categoria”, disse.

Já o jovem Braian Rodrigo, de 13 anos, emocionou a família. A avó, Soraia Pedro, contou que em apenas um ano ele evoluiu no esporte e no comportamento. “Ele melhorou 100%”, afirmou.

Para o técnico Alexandre Ferreira, do Espaço Avançar, o impacto vai além da quadra: “Para a família, é a chance de enxergar o potencial dos filhos. O esporte mostra que não existem dois mundos, existe um só.”

PEAMA se torna política pública permanente

No mês de agosto, a Câmara Municipal aprovou emenda à Lei Orgânica do Município que torna o PEAMA política pública permanente. Criado em 1996, o programa oferece 16 modalidades esportivas gratuitas e realiza mais de 3.600 atendimentos mensais, consolidando Jundiaí como referência em inclusão por meio do esporte.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img