A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela para todos os romeiros que participarão, no feriado de 12 de outubro, das peregrinações conhecidas como Rotas da Fé, rumo ao Santuário Nacional de Aparecida – SP. Diversas áreas do trajeto apresentam risco elevado de transmissão, especialmente em regiões com vegetação e fragmentos florestais.
Em Jundiaí, o imunizante está disponível durante a semana em todas as UBSs e Clínicas da Família, nos horários de funcionamento das salas de vacinação de cada unidade.
A Febre Amarela é uma doença viral aguda transmitida por mosquitos, que pode variar de quadros leves a graves e fatais. Somente em 2025, o Estado já confirmou 66 casos e 37 óbitos, com letalidade de 56%. Em Jundiaí, foram dois registros, incluindo um óbito.
Segundo Carolina de Azevedo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica:
“A vacinação é a principal medida de prevenção. É fundamental que os romeiros e pessoas que pretendem visitar áreas de risco recebam o imunizante com pelo menos 10 dias de antecedência, para garantir a proteção adequada.”
Esquema vacinal
Dose única para população a partir de 5 anos. Crianças de 9 meses a 4 anos: duas doses (aos 9 meses e aos 4 anos). Em Jundiaí, diante do cenário epidemiológico, a imunização está sendo aplicada a partir de 6 meses de idade. Em 2025, já foram aplicadas 14.965 doses no município.
Orientações adicionais
Além da vacina, são recomendados:
Uso de repelentes; Roupas que cubram braços e pernas; Atendimento médico imediato em caso de febre alta, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) ou vômitos. É fundamental informar ao médico a visita a áreas de risco.