publicidadespot_img
18.4 C
Jundiaí
segunda-feira, 29 setembro, 2025

Jundiaí registra queda no ranking de mortes no trânsito

De acordo com os dados do Infosiga, Jundiaí registrou crescimento no número de mortes no trânsito. A partir de um trabalho intensivo de fiscalização, aliado a campanhas de conscientização e educação, os resultados começaram a aparecer: os números mais recentes já apontam uma redução significativa, colocando o município em 3º lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes.

Em julho, foi lançada a campanha “Não deixe um acidente contar sua história”, com forte apelo de atenção à escalada de mortes entre motociclistas — público que mais preocupa diante do aumento dos índices.

Para enfrentar o cenário, a administração municipal também iniciou um grupo de estudos que fortalece o Programa Segurança do Motociclista. Até agora, foram realizados encontros, que seguirão de forma periódica, reunindo representantes de órgãos parceiros e voluntários. O objetivo é definir estratégias de conscientização e preservação da vida no trânsito.

Além das ações educativas, a Prefeitura vem intensificando a fiscalização em parceria com o Detran e Polícia Militar. Em setembro, a Secretaria de Mobilidade e Transportes retirou das ruas veículos com altos débitos municipais e diversas irregularidades. Entre os casos:

Um carro removido com 71 multas;

Uma motocicleta retirada de circulação com 83 infrações de trânsito.

Segundo o secretário de Mobilidade e Transportes, José Carlos Sacramone, os resultados mostram que a cidade está avançando. “As ações de fiscalização, somadas às campanhas educativas e de conscientização, têm se mostrado fundamentais para reduzir os acidentes. Queremos envolver cada vez mais a comunidade, escolas e empresas, pois acreditamos que o trânsito seguro se constrói com a participação de todos. A queda no ranking comprova que estamos no caminho certo e vamos seguir reforçando o trabalho para proteger vidas.”

Nesta semana, a Prefeitura também promoveu ações em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2025, que trouxe como tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”. As atividades reforçaram a importância de atitudes responsáveis por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para salvar vidas e reduzir acidentes.

A campanha reforça mensagens essenciais:

Sua vida e a do outro valem mais que qualquer destino;

Reduza a velocidade;

Use capacete da forma correta (jugular ajustada e viseira abaixada) e equipamentos obrigatórios;

Pare completamente nos sinais;

Nunca dirija embriagado ou distraído;

Respeite a sinalização a todo momento;

Tenha empatia: o outro também quer voltar para casa com vida.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta