publicidadespot_img
22.3 C
Jundiaí
quarta-feira, 17 setembro, 2025

Motta cede e diz que vai pautar urgência da anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-SP), afirmou na manhã de ontem (16) que pautará a urgência do projeto de anistia aos condenados do 8 de janeiro. A declaração foi feita durante a reunião de líderes do governo e oposição. A decisão ocorre após a oposição e líderes de centro intensificarem as articulações para pautar o projeto.

A tendência é que os deputados apreciem a urgência, que ainda não trata do mérito do projeto, mas acelera a tramitação, nesta quarta-feira (17) após votação da PEC da Blindagem – que impede investigações criminais contra parlamentares sem aval total do Congresso.

Hugo Motta (Republicanos-SP) afirmou que a pressão pelo andamento da proposta se intensificou após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão após sua condenação na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado. Líderes de oposição afirmam que o projeto deve ser “amplo, geral e irrestrito”, alcançando assim, o perdão a Bolsonaro no processo.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), tem articulado diretamente com Hugo Motta a votação do projeto.

Contudo, Motta já sinalizou que não é favorável a uma anistia “ampla, geral e irrestrita” como defende a oposição, e sim, buscar um meio termo.

Aliados do governo federal prometem uma reação à decisão do presidente da Casa Baixa, já que não se trata de uma pauta de interesse nacional. O presidente Lula (PT) declarou em encontro com Hugo Motta que é contra qualquer projeto de anistia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta