Na segunda-feira (9), no auditório do Paço, a Prefeitura de Jundiaí lançou oficialmente o canal Escuta Segura, uma ferramenta voltada para a prevenção, acolhimento e tratamento de relatos de assédio moral e sexual na administração pública.
O Escuta Segura é um canal sigiloso para servidores registrarem denúncias de assédio, acessível também pelo WhatsApp. Criado por decreto em julho, o programa conta com comissões específicas para análise dos casos e é acompanhado por uma cartilha digital que orienta sobre o que caracteriza assédio moral e sexual.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou que a criação do canal atende a um compromisso assumido em seu plano de governo e simboliza a valorização dos servidores públicos. O secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Luiz Henrique Toresin, destacou a relevância da iniciativa. Na sequência, o secretário adjunto da SMAGP, Carlos Umberto Rossi, destacou que o objetivo é promover um ambiente de trabalho saudável. A diretora do Departamento de Desenvolvimento do Servidor, Isabela Munhoz Benetti, explicou como o programa funcionará na prática e ressaltou o caráter educativo do projeto.
O sistema será operado em parceria com o Ouvidor Digital, empresa especializada em governança e gestão de riscos, que oferece recursos tecnológicos para garantir sigilo e acessibilidade. O diretor da plataforma, Márcio Luz, destacou que a iniciativa coloca Jundiaí entre as poucas cidades do país a adotar um canal específico para tratar o tema.
Com a novidade, os servidores poderão registrar relatos de forma digital e confidencial, permitindo à administração identificar padrões, prevenir ocorrências e agir de forma mais efetiva em casos confirmados. Para mais informações, acesse o site do Escuta Segura.