A Prefeitura de Jundiaí está ampliando os serviços de manutenção das estradas de terra não pavimentadas, com foco na aplicação de cascalho reciclável. A iniciativa busca melhorar as condições de tráfego, segurança e conforto para moradores e produtores que utilizam diariamente essas vias, especialmente durante o período de estiagem, quando os trabalhos não sofrem interrupções.
Atualmente, Jundiaí possui 540 quilômetros de estradas de terra, mantidas pelo Departamento de Zeladoria e Conservação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP). As equipes atendem, em média, três vias por dia.
Segundo o secretário da SMISP, Marcos Galdino, a manutenção é fundamental para o cotidiano da população. “Esse é um trabalho contínuo, planejado e que faz a diferença no dia a dia da população, especialmente para quem depende dessas estradas para acessar casas, chácaras, escolas ou para o escoamento da produção rural”.
Cascalho reciclável: eficiência e sustentabilidade
O material utilizado é obtido a partir de Resíduos da Construção Civil (RCC) processados pelo Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí). Após o transporte por caminhões, o processo de aplicação inclui:
Distribuição do cascalho reciclável; Nivelamento da estrada; Umedecimento do solo com caminhão-pipa para compactação.
Esse procedimento reduz riscos de erosão e aumenta a durabilidade das vias. As análises técnicas são periódicas, garantindo eficiência e qualidade.
“O cascalho reciclável une sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos e eficiência na manutenção. As análises técnicas asseguram que o resultado entregue à população seja seguro e duradouro”, destacou Galdino.