A Prefeitura de Jundiaí promoveu nova reunião dos Grupos de Trabalho do Programa de Segurança do Motociclista, que contou com a participação de representantes da sociedade civil, órgãos públicos, legislativo e empresários. O encontro, que acontece mensalmente, teve como objetivo alinhar propostas e dar andamento às iniciativas voltadas à redução de acidentes envolvendo motociclistas no município.
Entre as ações discutidas, destaque para a estruturação do Curso de Pilotagem teórico e prático, que será direcionado a diferentes perfis de condutores: pilotos profissionais, motociclistas convencionais e mulheres. Os grupos analisaram locais já vistoriados para realização das aulas, apontando vantagens, desvantagens e eventuais adequações.
Também foi definido que, a partir de 2026, o programa de Educação para o Trânsito e parceiros (como autoescolas) participarão de reuniões de pais em escolas para conscientização com foco em motociclistas.
Outras ações incluem estender o uso de adesivos de pontos cegos utilizados nos ônibus para os demais veículos de grande porte para alertar motociclistas, além de palestras e orientações internas já iniciadas na Dae para colaboradores que utilizam motocicletas.
O grupo apresentou um levantamento das infrações mais comuns registradas em Jundiaí e discutiu medidas de enfrentamento. Duas ações principais foram deliberadas:
Fiscalização aleatória em diferentes vias, ampliando a sensação de presença dos agentes e reforçando a importância do cumprimento voluntário das regras de trânsito.
Ações direcionadas a irregularidades de maior risco, como conversões em locais proibidos, que comprometem a segurança de motociclistas e demais usuários das vias.
Representantes do Corpo de Bombeiros, Samu, Hospital São Vicente e Cerest definiram a coleta conjunta de informações sobre acidentes com motociclistas, em complemento à base de dados do Infosiga. Cada instituição será responsável por inserir informações específicas em um formulário eletrônico, possibilitando uma visão mais ampla das causas e fatores de risco e fortalecendo as estratégias de prevenção.
O grupo de Engenharia seguirá com a avaliação mensal dos locais de ocorrência de acidentes envolvendo motociclistas e o estudo para implementação de melhorias na sinalização viária.