O Departamento de Ação e Inclusão Social da Prefeitura de Morungaba promoveu ontem (17), palestra sobre valorização da vida em celebração ao Setembro Amarelo, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
A atividade foi ministrada pela psicóloga Camila Santos Oliveira, que destacou a importância de quebrar tabus relacionados à saúde mental e ao suicídio, estimular o diálogo e a empatia, além de oferecer apoio, orientação e divulgar canais de ajuda. Durante a palestra, foram abordados os principais sinais de alerta, como o isolamento social, mudanças bruscas de comportamento, falas sobre morte ou desistência da vida e a tristeza profunda e prolongada.
Também foi reforçada a divulgação do canal de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional pelo número 188, com ligação gratuita e atendimento sigiloso.
Os participantes puderam ainda acompanhar a palestra da coordenadora do programa Criança Feliz, Zilma Costa, que falou sobre a relevância do acompanhamento durante a gestação, no pós-parto e na Primeiríssima Infância, ressaltando o impacto positivo desse cuidado no desenvolvimento das crianças e na qualidade de vida das famílias.