Neste domingo (12), às 8h30, a Prefeitura de Jundiaí e a DAE Jundiaí realizam o lançamento da pedra fundamental do Espaço Girassóis, na Arena Capivara, dentro do Mundo das Crianças. O projeto, com 4 mil metros quadrados de área total, será o maior ambiente sensorial da América Latina voltado ao público neurodivergente e pessoas com deficiências ocultas.
Desenvolvido para ampliar a acessibilidade e a inclusão, o Espaço Girassóis vai oferecer experiências lúdicas e educativas em meio à natureza, com foco no desenvolvimento infantil, integração social e bem-estar emocional.
O projeto arquitetônico é baseado em estímulos multissensoriais que unem natureza, arte, educação, saúde e lazer, transformando o local em um verdadeiro abraço sensorial.
Para o prefeito Gustavo Martinelli, a iniciativa reforça o compromisso da cidade com a inclusão:
“O Espaço Girassóis nasce com o mesmo propósito do Clube de Mães Atípicas do Fundo Social: acolher, escutar e orientar famílias. Estamos construindo uma cidade que respeita, acolhe e oferece oportunidades para todos”, destacou.
O espaço contará com trilha sensorial tátil e psicomotora, brinquedos sonoros de baixa intensidade, caixa de areia com equipamentos de movimento vestibular, jardim olfativo com plantas suaves, área com brinquedos adaptados para PNE/PCD, brinquedos visuais e de sombra projetada, além de Casa de Apoio com enfermaria e banheiros acessíveis e um Espelho d’Água para estímulos com água.
Segundo o diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo, o projeto é um marco para a cidade:
“Com o Espaço Girassóis, daremos um passo importante, criando um ambiente que acolhe, ensina e inspira, onde cada criança poderá explorar o Mundo das Crianças de forma única e inclusiva.”
As atrações foram pensadas para estimular o desenvolvimento motor e cognitivo, reduzir a ansiedade, melhorar o foco e promover a interação social e o acolhimento emocional. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2026.




