publicidadespot_img
19.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 23 outubro, 2025

Feira do Bem promove segurança alimentar entre idosos

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, lançou no início de outubro o programa Feira do Bem, iniciativa que une segurança alimentar, valorização da agricultura familiar e fortalecimento de vínculos comunitários. O lançamento ocorreu no dia 3 de outubro, durante o encerramento da Semana do Idoso, e desde então a feira já está em funcionamento nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de diferentes regiões da cidade.

Na última sexta-feira (17), 30 idosos do CRAS Nordeste, que abrange a região do São Camilo, participaram da ação. Já na segunda-feira (20), o CRAS Leste recebeu mais 20 idosos. Ao longo da semana, a feira também passará na Casa Azul, Jardim Fepasa e pelo CRAS Central, atendendo aproximadamente 30 idosos em cada unidade. Na próxima semana, será a vez dos CRAS Norte e Oeste, totalizando cerca de 250 idosos atendidos nesta primeira rodada do programa.

Voltada especialmente aos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada ou que são acompanhados pelos CRAS e demais serviços da rede socioassistencial, a Feira do Bem conecta a participação nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos — como oficinas, cursos e atividades comunitárias — ao acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.

Os idosos recebem a moeda social Japi sempre que participam de atividades propostas pelos CRAS. A moeda têm valor simbólico e pode ser utilizada para realizar compras na feira, servindo como um instrumento de valorização da participação social e da inclusão comunitária, e sua aplicação na Feira do Bem representa um passo importante na construção de políticas públicas inovadoras em Jundiaí.

Os produtos comercializados são adquiridos de agricultores familiares da região, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, mantido em convênio com o governo federal. Assim, o programa cria um ciclo virtuoso: promove segurança alimentar entre os idosos, fortalece a agricultura familiar e movimenta a economia local.

Com caráter itinerante, a Feira do Bem será realizada mensalmente em diferentes territórios da cidade, aproximando-se da população atendida e ampliando o alcance das políticas de segurança alimentar e inclusão social.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta