publicidadespot_img
16.5 C
Jundiaí
quarta-feira, 8 outubro, 2025

Metanol: força-tarefa apreende 100 mil vasilhames

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que o total de casos de intoxicação por metanol é de 176, sendo 158 em investigação e 18 confirmados. São 10 óbitos, sendo três confirmados e sete em investigação. Com relação aos casos descartados, o total é de 85. No dia de ontem, foram descartados 38 novos casos após análises clínicas e epidemiológicas  e outros 35 passaram a ser investigados.

Como as primeiras horas são decisivas para salvar vidas, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo tem adotado um protocolo padrão com os pacientes que procuram as unidades de saúde após consumo de bebidas destiladas e quadro incomum. Entre os sintomas, estão:

Sonolência

Tontura

Dor abdominal

Náuseas

Vômitos

Confusão mental

Taquicardia

Visão turva

Fotofobia

Convulsões

Acidose metabólica.

O procotocolo aplicado é tratar, como primeira hipótese diagnóstica da equipe de saúde, a intoxicação por metanol.

Por isso, os pacientes que estão com os sintomas e passam a ser tratados com o protocolo são considerados “casos suspeitos” até que saia o resultado do exame.

A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.

As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. A Secretaria de Saúde recomenda evitar o consumo de bebida destilada com a procedência desconhecida, e que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica procure atendimento médico imediato, realize exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Para atendimento imediato a todos os casos suspeitos – pessoas que ingeriram bebidas destiladas e apresentam os sintomas do protocolo de saúde estadual, o Estado distribuiu 2.500 ampolas de álcool etílico absoluto à rede pública de saúde, garantindo resposta imediata e padronizada às emergências.

Nova operação

A força-tarefa do Governo de SP apreendeu na segunda-feira (6) mais de 100 mil vasilhames vazios em um galpão clandestino localizado na Vila Formosa, zona leste de São Paulo. A operação faz parte da ação integrada do gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol. A ação da Polícia Civil, por meio da 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), ocorreu durante uma investigação de combate à adulteração de bebidas alcoólicas.

O local funcionava como uma “empresa de recicláveis”, que tinha como fonte principal de comércio a venda de garrafas vazias para serem reaproveitadas. Durante a vistoria, os policiais apreenderam 103 mil vasilhames vazios de destilados, como gins, vodcas e whiskys, todos prontos para serem vendidos e reutilizados. Também foram apreendidas outras 6 mil garrafas com bebidas alcoólicas sem comprovação de origem

Interdições

A força-tarefa que fiscaliza bares e distribuidoras desde a semana passada vistoriou 18 estabelecimentos, 11 deles foram interditados cautelarmente por conta de questões sanitárias. São 7 na capital, 2 em Osasco, 1 em São Bernardo do Campo e 1 em Barueri. Um estabelecimento, na capital, foi desinterditado pela Justiça e pela Vigilância Sanitária do Município (parcialmente, mantendo bebidas destiladas interditadas).

A Secretaria da Fazenda e Planejamento suspendeu preventivamente a inscrição estadual de seis distribuidoras e dois bares, totalizando 8 estabelecimentos comerciais.

Balanço sobre os casos de intoxicação por metanol (07/10 – 17 horas)

Casos de intoxicação:

176 casos no total

158 em investigação e 18 confirmados

10 óbitos, sendo 3 confirmados (2 mortes na capital paulista de homens, de 48 e 54 anos, e uma mulher, de 30 anos, em São Bernardo do Campo). Há ainda sete óbitos em investigação: são quatro na cidade de São Paulo (de idades de 36, 45, 50 e 51 anos), dois em São Bernardo do Campo (49 e 58 anos) e um em Cajuru (26 anos). Todos os óbitos em investigação são de homens.

85 casos descartados no total

Ontem (terça-feira/7 de outubro) foram descartados 38 novos casos após análises clínicas e epidemiológicas e outros 35 passaram a ser investigados. Jundiaí tem três casos em investigação.

Prisões em ações de combate à falsificação de bebidas:

42 presos em operações desde o início do ano, 21 delas nesta semana

Garrafas apreendidas:

16 mil desde o dia 29

Desde janeiro, foram 66 mil em ações de combate a falsificação e adulteração de bebidas

Desde janeiro, o número de rótulos falsificados e outros itens, como lacres e selos, ultrapassou a marca dos 15 milhões. Foram 378 mil apreensões desde o dia 29

Apreensão de mais de 100 mil vasilhames nesta segunda-feira (6)

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta