publicidadespot_img
18.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 9 outubro, 2025

Metanol: SP reforça hospitais com mais 3 mil ampolas de antídoto

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforçou o atendimento para casos de intoxicação por metanol com a distribuição de 3 mil ampolas adicionais de antídoto para 21 centros de referência de saúde pública estadual ontem (8). Com as novas ampolas de álcool etílico absoluto, já são 5,5 mil disponíveis para o tratamento de pacientes com intoxicação por metanol.

A iniciativa faz parte da ação integrada do gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol no estado. Desde a confirmação dos primeiros casos, no mês de setembro, ações de saúde e segurança passaram a ser reforçadas em todo o estado, assim como a comunicação para que a população tenha esclarecimentos sobre os riscos e a real situação.

O antídoto é utilizado em casos de pacientes que atendem aos requisitos definidos pelas diretrizes técnicas da SES-SP. A quantidade de ampolas usadas no tratamento varia de acordo com o quadro clínico da pessoa, a depender da gravidade da intoxicação.

O total de casos de intoxicação por metanol é de 201, sendo 181 em investigação e 20 confirmados. São 11 óbitos, sendo cinco confirmados e 6 em investigação. As mortes confirmadas ontem ocorreram nos dias 25 e 28 de setembro. Com relação aos casos descartados, o total é de 111. No dia de ontem, foram descartados 26 novos casos após análises clínicas e epidemiológicas.

A SES-SP reforçou o fluxo laboratorial da rede estadual para confirmar rapidamente a presença de metanol no organismo dos pacientes. Pelo novo protocolo, as amostras de sangue ou urina coletadas nos serviços de saúde são enviadas ao Laboratório de Toxicologia Analítica Forense (LATOF) da USP em Ribeirão Preto e ao CIATox da Unicamp. Os laudos finalizados são disponibilizados em até 24h.

Essa logística conta com o apoio do Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável por coordenar o transporte dos materiais e garantir que os casos suspeitos recebam diagnóstico com brevidade.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta