Jundiaí recebeu as comitivas intersetoriais dos municípios paulistas de Barueri, Bauru, Osasco e Piracicaba, interessadas na realização de visitas técnicas a equipamentos e serviços vinculados à política pública das Infâncias. A partir das necessidades e interesses de cada grupo, as 35 pessoas puderam conferir os espaços e práticas realizadas em Jundiaí vinculadas à temática.
Os grupos eram compostos por equipes técnicas, coordenadores, gerentes e supervisores das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Governo das prefeituras representadas, além de conselheiros tutelares e integrantes de Conselhos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
Entre os espaços visitados, as comitivas – divididas em grupos – conheceram a Fábrica das Infâncias Japy, cuja implementação em Jundiaí está vinculada à participação do município na Rede Urban95, o Mundo das Crianças e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas (Ciempi).
Da comitiva da Prefeitura de Bauru, a coordenadora de Políticas Públicas Educação e Gestão da Educação Infantil, Luciane Ubeda, explicou o motivo da visita. “Estamos desenvolvendo a construção do nosso Plano Municipal da Primeira Infância e Jundiaí é uma referência em políticas públicas para as Infâncias, um Município que valoriza as crianças, olha e trabalha para garantir os seus direitos. E vimos isso na prática, por exemplo, no Ciempi, onde pudemos prestigiar o projeto ‘Origem: a biblioteca das coisas’, onde vimos a materialização da intencionalidade das vivências para o desenvolvimento de propostas com as crianças.”




