A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta semana a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, após adiamento causado pela onda de frio nos últimos dois meses. O cronograma da empresa responsável prevê o fechamento da unidade a partir das 7 horas do dia 31 de outubro, com início do atendimento clínico no antigo prédio do Pronto Atendimento da Capela no dia 3 de novembro. A mudança será realizada de sexta a domingo para garantir a transição de equipes e equipamentos.
O remanejamento é necessário devido à realização de grandes obras, que tornam incompatível a manutenção dos serviços de saúde durante o período de intervenções. Desde sua inauguração, em 8 de dezembro de 2012, a UPA não passava por uma reforma de grande porte. O projeto atual visa modernizar toda a estrutura física, garantindo mais conforto, segurança e eficiência no atendimento de servidores e usuários.
Durante as obras, toda a equipe da UPA e seus equipamentos serão transferidos. Os atendimentos serão distribuídos entre o Pronto Atendimento Tomaz Ortalle e o antigo prédio do PA Capela, da seguinte maneira:
– Atendimento Adulto Clínico (a partir de 16 anos): Pronto Atendimento Tomaz Ortalle;
– Atendimento Pediátrico: antigo prédio do P.A. Capela, exclusivamente para atendimento infantil.
A Prefeitura reforça que não haverá prejuízo na continuidade dos atendimentos, com possibilidade de transferência para a Santa Casa de Vinhedo em casos de maior complexidade.
A triagem e classificação de risco continuarão sendo realizadas normalmente pelos enfermeiros.
Pacientes em situação grave devem procurar diretamente a Santa Casa de Vinhedo ou acionar os serviços móveis de urgência pelos telefones 192 ou 193 (Bombeiros).
O serviço de Raio-X agendado permanecerá em funcionamento normal nas dependências da UPA 24h durante o período de reforma.
Melhorias
As obras incluem troca de batentes e portas, reforma de janelas e vidros, pintura completa, melhorias no escoamento das águas pluviais, atualização da rede elétrica, substituição da porta principal, nova sinalização e identificação da unidade, construção de morgue adequado e organização do estacionamento de motos dos servidores.
Também estão previstas a ampliação do laboratório municipal e do Serviço Móvel de Urgência (192), ambos com funcionamento mantido durante o período de obras.