Com 400 pessoas atendidas, o programa Emprego da Gente nos Bairros levou ao Retiro um grande mutirão de oportunidades. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a ação ofereceu mais de 1.800 vagas de trabalho e reuniu 23 empresas interessadas em contratar novos colaboradores, com destaque para oportunidades voltadas aos jovens em busca do primeiro emprego.
A escolha das empresas participantes leva em consideração a proximidade com o território, estimulando a geração de empregos locais. Segundo Cida Gibrail, diretora de Comércio e Serviços da SMDECT, o papel da comunidade está no sucesso da ação. “O boca a boca foi fundamental. Tivemos o apoio da paróquia, das escolas, da UBS e do CRAS. Toda a comunidade ajudou a divulgar”, completou.
Entre as empresas participantes estava a Refrio Armazéns Gerais, que levou mais de 100 vagas na área de logística. Para a analista de recrutamento e seleção Rafaela Zompero, o evento é uma oportunidade de aproximar a empresa dos candidatos e facilitar o acesso às vagas. “Nem todos têm condições de se deslocar até a empresa, então viemos até eles. É uma forma de ajudar a população a se recolocar no mercado e apresentar nossos setores e benefícios”, explicou. As oportunidades incluem cargos de auxiliar logístico, com bonificações e metas de desempenho que podem elevar o salário dos colaboradores.
O mutirão atraiu candidatos de diferentes idades e perfis profissionais. Arthur Bueno de Oliveira, de 61 anos, aprovou a iniciativa: “Achei uma beleza essa ação da Prefeitura. Em um só lugar consigo falar com várias empresas. O atendimento é ótimo e facilita muito o processo. O que levaria 15 dias para fazer, aqui resolvi em uma manhã.”
Já o estudante Cauê Gavioli, de 17 anos, buscava o primeiro emprego. “Quero começar a ter experiência no mercado de trabalho. Fiquei sabendo por meio da minha avó, que participa da paróquia aqui do bairro, e resolvi vir procurar uma vaga”, contou.
Além de conectar candidatos e empresas, o Emprego da Gente nos Bairros tem despertado o interesse de novas empresas que desejam participar das próximas edições.




