O auditório da Escola Estadual Profª Maria de Lourdes de França Silveira ficou lotado ontem (8) para o primeiro dia do projeto cultural “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade”, que reuniu 600 estudantes em uma programação que uniu arte, criatividade e consciência ambiental.
Realizado pela Loa Produções Culturais, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura de Jundiaí e Messer Gases Brasil, o projeto propõe uma experiência inovadora que combina atividades artísticas e dinâmicas de inovação para inspirar os jovens a desenvolver soluções sustentáveis para o futuro.
A abertura contou com a apresentação do espetáculo teatral “Água à Vista”, da Cia. de Teatro Parafernália, que abordou de forma leve e reflexiva a importância da preservação da água e do meio ambiente. A peça serviu como inspiração para a segunda etapa da iniciativa, que acontece hoje (9): o ideathon, uma maratona criativa em que os estudantes trabalharão em equipe para propor soluções sustentáveis.
Durante a dinâmica, os alunos serão divididos em equipes e apresentarão suas propostas em formato de pitch para uma banca de jurados, que avaliará os projetos conforme critérios de criatividade, viabilidade e impacto positivo. As melhores soluções serão premiadas com troféus e certificados, e todos os participantes receberão uma revista educativa sobre inovação, sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.