publicidadespot_img
22.9 C
Jundiaí
quarta-feira, 15 outubro, 2025

Projeto Vale Verde, de Jundiaí, é reconhecido pelo TCE

O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, participou nesta semana, no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, da cerimônia que marcou os 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal  — ferramenta que mede o desempenho das prefeituras paulistas em áreas essenciais da administração pública.

Durante o evento, que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da presidente do TCE, Cristiana de Castro Moraes, de conselheiros, membros, diretores e chefes de gabinete da Corte de Contas paulista, além de prefeitos, vice-prefeitos, representantes do Legislativo municipal e da sociedade civil, Jundiaí recebeu certificados de reconhecimento por boas práticas na área da Educação, com destaque para dois projetos municipais: a Horta Vale Verde, responsável pelo fornecimento de alimentos orgânicos e sustentáveis à rede de ensino, e o Projeto de Combate ao Absenteísmo Escolar, que atua na permanência dos alunos nas escolas.

Criado há 10 anos, o IEG-M é uma iniciativa do TCE que avalia a eficiência da gestão pública com base em indicadores de planejamento, saúde, educação, meio ambiente, segurança, proteção dos cidadãos e gestão fiscal. O reconhecimento é concedido aos municípios com alto desempenho e boas práticas comprovadas, servindo como referência para outras administrações.

Entre os projetos premiados, a Horta Vale Verde, localizada no espaço da Etec Benedito Storani, é um exemplo de sustentabilidade e eficiência. Com 27 anos de existência, ocupa área de 50 mil metros quadrados e fornece alimentos como rúcula, alface, cenoura, beterraba, cheiro-verde e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), como ora-pro-nóbis e vinagreira, cultivados de forma totalmente orgânica. A produção abastece a alimentação escolar de milhares de alunos da rede municipal.

Já o Projeto de Combate ao Absenteísmo Escolar atua diretamente na identificação e acompanhamento de estudantes com alta taxa de faltas, desenvolvendo ações integradas entre escolas, famílias e setores sociais para garantir o direito à educação.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta