publicidadespot_img
18.6 C
Jundiaí
quarta-feira, 12 novembro, 2025

Firmado o convênio entre Jundiaí e Cismetro

O convênio entre a Prefeitura de Jundiaí e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) foi oficialmente formalizado e sua operação efetiva tem início previsto para ainda este mês. A adesão, que foi solicitada por meio do Projeto de Lei nº 14.794/2025, de autoria do prefeito Gustavo Martinelli, e aprovada em julho pela Câmara, marca o início de uma nova etapa na gestão da saúde pública.

Com a formalização, a expectativa é de que Jundiaí amplie em mil atendimentos de sua capacidade atual da rede apenas neste mês de novembro, abrangendo áreas como angiologia, neuropediatria, gastroenterologia, ortopedia, proctologia, urologia, neurologia e cardiologia. A meta é que, por meio dessas ações, a rede de saúde municipal atinja uma redução mínima de 20% a cada trimestre.

Como o Cismetro funciona

O Cismetro é uma forma de cooperação entre municípios que buscam otimizar recursos e ampliar o acesso da população a serviços de saúde especializados, por meio da contratação de consultas médicas, exames diagnósticos, procedimentos cirúrgicos e serviços técnicos de apoio à atenção à saúde.

O consórcio mantém um sistema permanente de credenciamento de prestadores, como clínicas, laboratórios e profissionais de saúde, que passam a compor a rede de forma complementar.

Com a implementação, Jundiaí passa a integrar um grupo regional formado por dezenas de cidades, com foco em fortalecer o atendimento em saúde pública por meio da cooperação entre municípios. A expectativa é de que novas parcerias regionais sejam construídas, ampliando a capacidade de resposta dos sistemas municipais de saúde.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta