Jundiaí conheceu, na noite do sábado (15), as três integrantes da Corte da Uva 2026, que representarão a cidade na 41ª Festa da Uva e 12ª Expo Vinhos. Realizado no Teatro Polytheama, o concurso foi organizado em parceria entre as secretarias de Cultura e a de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, reunindo 24 candidatas selecionadas entre as 51 inscritas.
As candidatas foram avaliadas por um corpo de jurados composto por representantes convidados, que atribuíram notas de 5 a 10 nos critérios elegância, simpatia e desenvoltura. Após o desfile e a apresentação dos discursos, um intervalo foi aberto para a apuração das notas. As três mais bem pontuadas foram anunciadas como a nova Corte da Uva 2026, recebendo premiações de R$ 7.500 para a rainha e R$ 6.500 para cada princesa.
Antes do anúncio da nova corte, o palco recebeu as integrantes da Corte da Uva 2025, Beatriz Vioti Zuim (rainha), Maria Júlia da Silva (1ª princesa) e Larissa Diogo Souza (2ª princesa), e também a Miss Pérola Negra 2024, Alissa Galdino. A rainha Beatriz fez um discurso destacando o orgulho pela trajetória construída e a alegria em transmitir a coroa às novas representantes.
A escolhida como Rainha da Uva 2026 foi Suelen Lillian de Faria, de 34 anos, modelo e moradora da Vila Rami. Suelen contou sobre sua trajetória. “Representar Jundiaí, tantas mulheres e tantas famílias é uma honra imensa. Estar na história da cidade onde meu filho nasceu não tem preço. Estou muito animada para a festa do ano que vem, sempre participei como visitante, e agora viver isso como rainha será maravilhoso”, disse.
A primeira Princesa eleita foi Bárbara Zomignani, 32 anos, designer de interiores e moradora do Vale Azul. A jovem Maria Fernanda Oto Schincariol, 20 anos, estagiária de Nutrição e moradora do Jardim Santa Teresa, foi anunciada como segunda Princesa. Descendente de famílias italiana e japonesa, ela contou: “Como vinhateira, acompanhei de perto a corte anterior e me apaixonei ainda mais pela festa. Meu nono era agricultor e me ensinou a honrar nossas raízes. Além disso, é uma honra imensa ser a primeira jovem de descendência japonesa a integrar a Corte da Uva.”
A Festa da Uva de 2026 será realizada no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, com abertura marcada para 15 de janeiro e programação distribuída por quatro finais de semana, com entrada gratuita.
Com a coroação realizada no palco histórico do Teatro Polytheama, Jundiaí inicia oficialmente a contagem regressiva para mais uma festa que celebra a agricultura, a tradição e o orgulho jundiaiense.




