publicidadespot_img
24 C
Jundiaí
sexta-feira, 21 novembro, 2025

Morungaba recebe Conselho Gestor de Áreas de Proteção Ambiental

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba recebeu, na quarta-feira (19), a 10ª Reunião do Conselho Gestor de Áreas de Proteção Ambiental (APAs), reunindo representantes municipais de diversas cidades da região. O encontro teve como objetivo promover o diálogo regional sobre preservação ambiental e fortalecer estratégias conjuntas de gestão sustentável.

Coordenando a reunião, a diretora do Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Morungaba, Clara Geromel, apresentou o funcionamento do departamento municipal e detalhou as ações realizadas em defesa da conservação ambiental.

Durante sua fala, Clara destacou a relevância do papel do município dentro da região: “Morungaba, como integrante da APA Piracicaba–Juqueri-Mirim II, assume um papel estratégico na conservação dos recursos naturais e na gestão ambiental. A atuação de Morungaba reforça o entendimento de que o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental são indissociáveis. É um compromisso institucional contínuo com a qualidade de vida da população, a proteção do patrimônio natural e o planejamento responsável do território para as futuras gerações”, explicou.

O encontro também proporcionou uma ampla troca de ideias entre os representantes, que compartilharam sugestões e experiências para aprimorar políticas públicas ambientais. Propostas de ações conjuntas e iniciativas regionais foram debatidas, reforçando o compromisso coletivo com a sustentabilidade e a preservação das áreas protegidas.

A realização da 10ª reunião em Morungaba evidencia a importância do município no debate ambiental e reforça seu papel ativo na construção de soluções integradas voltadas à conservação das APAs e ao desenvolvimento equilibrado das cidades participantes.

A Área de Proteção Ambiental (APA) foi criada para proteger os recursos hídricos e o patrimônio ambiental da região representado pela paisagem constituída por vegetação formada por pastagens, culturas perenes e temporárias, capoeiras e remanescentes preservados de Mata Atlântica.

A APA Piracicaba/Juqueri-Mirim área II contém importantes remanescentes florestais, que contribuem para o sistema hídrico não só da região como para o Estado de São Paulo. A região envolve as sub-bacias dos rios Atibainha, Atibaia, Jaguari e Camanducaia, todas afluentes do rio Piracicaba.

Criada em 1991, a APA Piracicaba/Juqueri-Mirim Área II tem área de 280.330 hectares e abrange também Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Holambra, Jaguariúna, Joanópolis, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta