Depois de cruzar as estradas brasileiras e fazer com que uma legião de transportadores rodoviários de carga mostrasse suas habilidades no volante, a 31ª temporada da Gincana do Caminhoneiro entra na reta decisiva. A final do maior evento itinerante das rodovias acontecerá no dia 14 de dezembro, no Posto Graal 56, em Jundiaí, reunindo os 18 caminhoneiros classificados em uma das seis etapas da edição.
Competição amadora para profissionais que fazem do caminhão o seu meio de vida, a Gincana do Caminhoneiro tem como principal desafio a prova de slalom, onde, num percurso demarcado com cones, os participantes têm que ziguezaguear entre eles, num equilíbrio perfeito entre velocidade e precisão. Um erro custa tempo e penalidades são acrescentadas a cada cone derrubado. Em cada etapa, as voltas foram acompanhadas por uma dupla de cronometristas da Chronosat, homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, garantindo precisão na casa dos milésimos de segundos com auxílio de fotocélulas.
Ao longo do dia 14 de dezembro serão realizadas várias tomadas de tempo, com eliminatória, oitavas e quartas de final, semifinal e o grande duelo dos dois finalistas do dia, quando será a hora de saber quem levará para casa o grande prêmio da temporada: um caminhão Accelo zero km.




