Como parte das entregas em comemoração aos 369 anos de Jundiaí, a Prefeitura vai inaugurar hoje (11) às 18 horas, a Vila de Oportunidades, novo equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social instalado na Avenida União dos Ferroviários, no Espaço Expressa. O espaço reúne, em único local, políticas públicas de geração de renda, qualificação profissional, segurança alimentar e inclusão produtiva, além de ser o ambiente onde começa a fase experimental da moeda social Japi, que será utilizada nas atividades realizadas no equipamento.
A Vila de Oportunidades nasce como um complexo integrado de serviços, pensado para ampliar a autonomia e reforçar os direitos sociais da população atendida pela rede socioassistencial. Entre os espaços, o Banho e Tosa Social, uma incubadora socioprodutiva voltada às pessoas acompanhadas pelo Centro POP, Casa de Passagem e abrigos. O projeto, desenvolvido em parceria com a SMADS, o Fundo Social de Solidariedade e o Debea, oferece formação prática em cuidados de animais, promovendo reinserção social e desenvolvimento de habilidades profissionais.
Outro destaque é o Espaço de Beleza, que funcionará como uma incubadora de geração de trabalho e renda para pessoas indicadas pelos CRAS e CREAS. Ali, os participantes terão formação profissional, prática supervisionada e apoio psicossocial para o fortalecimento da autonomia, construção de projetos de vida e acesso a novas oportunidades de trabalho.
A Vila também abriga o Empório Social, onde serão comercializados produtos produzidos por usuários da rede socioassistencial — incluindo itens das oficinas, cozinhas, artesanato e iniciativas da Saúde Mental e do grupo Colmeia de Economia Solidária. O Empório fortalece a inclusão produtiva, amplia a renda e dá visibilidade ao trabalho realizado pelos participantes.
Para aproximar mais proteção social e empregabilidade, a Agência Social fará a intermediação de mão de obra entre pessoas atendidas pelo SUAS e empresas contratadas pela Prefeitura. O equipamento será responsável por mapear perfis, encaminhar candidatos e garantir que parte das vagas de serviços municipais seja destinada ao público acompanhado pela Assistência Social, ampliando o acesso ao trabalho formal e à autonomia econômica.
No campo da segurança alimentar, a Vila de Oportunidades passará a contar no segundo semestre de 2026 com a Comedoria, que oferecerá refeições congeladas prontas e nutritivas para toda a população, com atenção especial aos estudantes da Fatec Jundiaí. Já a Cozinha da Gente que também funcionará a partir do segundo semestre, será o coração da política municipal de alimentação social, responsável por produzir as refeições do Programa Alimenta Brasil destinadas a idosos beneficiários do BPC em extrema pobreza, garantindo dignidade, qualidade nutricional e eficiência no atendimento.
A inauguração marca também a retomada do Banco de Alimentos, que volta com estrutura reorganizada, ampliando o recebimento de doações, a triagem e a redistribuição de alimentos para cozinhas comunitárias, famílias atendidas e demais serviços da assistência. O equipamento retoma seu papel essencial no enfrentamento à fome e na promoção de educação alimentar.
Com mais um ponto fixo dentro da Vila, a Feira do Bem também passa a integrar o novo complexo. Destinada prioritariamente a idosos beneficiários do BPC, ela permite a retirada de frutas, verduras e legumes frescos — pagos com moeda social — fortalecendo a segurança alimentar, o convívio e a autonomia dos participantes.




