A região de Campinas ganhou destaque no último chamamento público do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) para o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios paulistas. O anúncio, feito no último dia 9 em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, garante investimentos diretos em veículos e equipamentos essenciais para qualificar a coleta, o transporte, a separação e o processamento dos resíduos.
Oito cidades da região foram selecionadas para receber equipamentos essenciais ao fortalecimento da coleta e do manejo dos resíduos urbanos. Conforme as manifestações de interesse, Joanópolis e Monte Mor pleitearam caminhão para coleta seletiva; Elias Fausto, Itirapina e Santa Maria da Serra solicitaram caminhão coletor compactador; já Aguaí, Atibaia e Hortolândia optaram pelo triturador de galhos.
Essa ação está alinhada às diretrizes da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, além do Programa Integra Resíduos, e conta com transferência do Tesouro no valor de R$ 43,7 milhões, destinada especificamente a este ciclo de entregas.




