Hoje (10), às 10 horas, será realizado no auditório “Zeferino Vaz”, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o lançamento do aplicativo “Trabalho Sem Assédio”, ferramenta inovadora voltada à prevenção e ao combate à violência, à discriminação e ao assédio no ambiente laboral. O aplicativo é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Unicamp e o Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O objetivo da iniciativa é informar e conscientizar gestores de organizações públicas e privadas, trabalhadores, estudantes, servidores e a sociedade civil sobre a importância de ambientes de trabalho livres de violência e assédio. Durante o evento, os desenvolvedores farão uma demonstração das funcionalidades do aplicativo, com transmissão ao vivo pela TV MPT, canal do MPT no YouTube- Link, e pelo canal da Faculdade de Educação da Unicamp.
A ferramenta, disponível gratuitamente na loja virtual Google Play (apenas aparelhos Android), utiliza linguagem simples e histórias ilustradas e interativas, convidando o usuário a reconhecer situações cotidianas que podem caracterizar violência, assédio ou discriminação, além de apresentar suas consequências jurídicas e formas de enfrentamento. O aplicativo também disponibiliza material educativo sobre o tema, alinhado à Convenção 190 da OIT, que reconhece violência e assédio no trabalho como violações de direitos humanos.




