O icônico designer Valentino Garavani morreu ontem (19), aos 93 anos. Fundador da marca homônima, o italiano é responsável por construir uma das casas de moda mais influentes do século 20, que vestiu artistas e personalidades ao longo das décadas.
O anúncio da morte do designer foi feito nas redes sociais da marca. “Nosso fundador, Valentino Garavani, faleceu hoje em sua residência em Roma, cercado por seus entes queridos”, disse o comunicado.
A carreira de Valentino
Conhecido pela sofisticação e pelo célebre “vermelho Valentino”, Garavani vestiu algumas das mulheres mais poderosas e elegantes do mundo, de estrelas de Hollywood a integrantes da realeza. A reputação do designer o consolidou como um dos nomes mais influentes na definição de luxo.
Nascido em 1932, em Voghera, na Itália, Valentino estudou moda em Paris antes de retornar a Roma, onde fundou sua grife no início dos anos 1960. Nas décadas seguintes, construiu uma carreira marcada pela valorização do feito à mão e pela distinção estética. Valentino se afastou da grife em 2008, passando a direção criativa a Alessandra Facchinetti.





